NOTÍCIAS

01-JAN-2017

História da Cidade

#Cultura POR WANDERSON FREITAS 01 DE JANEIRO DE 2017

INFORMAÇÕES:

Alto Santo é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na microrregião do Baixo Jaguaribe, mesorregião do Jaguaribe. O município possui uma população estimada de 16.077 mil habitantes, distribuídos em uma área territorial de 1.147.208 km² de acordo com dados informados pelo IBGE. Alto Santo foi criado pela Lei n° 3.814, de 13 de setembro de 1957, publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará nº 6.983, ano XXIV, de 26 de setembro de 1957. O município foi instalado oficialmente em 1º de junho de 1958. A Lei nº 3.814/57 também estabeleceu a linha divisória entre Alto Santo e o Distrito do Castanhão que já constava como distrito na divisão territorial e administrativa do Estado do Ceará, definida na Lei nº 1.153, de 22 de novembro de 1951.

ETIMOLOGIA:

No início do século XIX, havia em pleno sertão Jaguaribano, uma fazenda chamada Utuva ou Utuba de origem tupi que significava água em abundância (U= água e tuba= abundante) que era destinada à criação de vários animais, a mesma era localizada à margem direita de um riacho, num lugar alto e agradável. Depois veio Alto dos Bodes por conta do rebanho de caprinos que era dos mais invejáveis, em seguida Alto da Viúva em homenagem a Teresa Gomes de Jesus, viúva do Coronel Teodósio Pereira de Melo, logo depois Alto Santo da viúva, por conta da retirada de "corpo santo" do cemitério local. Pelo Decreto Estadual n.º 378, de 20-10-1938, o distrito de Alto Santo da Viúva passou a denominar-se simplesmente Alto Santo.

Ficando assim a ordem cronológica:

Utuva, Alto dos Bodes, Alto da Viúva, Alto Santo da Viúva e por fim, Alto Santo.

GENTÍLICO:

Alto-santense.

HISTÓRIA:

Em 1866 Capitão Simplício de Holanda Bezerra, fazendeiro e proprietário de terras começou a construir à margem direita do Riacho Figueiredo uma pequena capela sob a invocação do Menino Deus, dando início a um povoado. A Paróquia, vinculada ao Bispado de Limoeiro do Norte, instituiu-se a 20 de Setembro de 1921, tendo como primeiro vigário o padre Francisco de Assis Castro Monteiro. Fora criado um distrito denominado de Alto Santo da Viúva, pelo Ato Provincial de 24/03/1871, pertencente ao município de Limoeiro do Norte. Pelo Decreto Estadual n.º 378, de 20/10/1938, o distrito de Alto Santo da Viúva passou a denominar-se simplesmente Alto Santo. Deste se desmembrou para constituir-se município autônomo no ano de 1957, em virtude de uma Lei nº 3.814 de 13 de setembro de 1957. No dia 1º de junho de 1958 Alto Santo se consagra oficialmente município, sendo seu primeiro Prefeito por indicação o cidadão Osório Martins de Moura Brasil, e como primeiro prefeito eleito pelo voto direto o senhor José Bezerra de Souza (Cazuza Bezerra) que construiu o prédio da prefeitura.

LISTA DE PREFEITOS ELEITOS PELO VOTO DIRETO, SEGUNDO INFORMAÇÕES DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL:

José Bezerra de Sousa

1958-1962

José Machado Nogueira

1962-1966

José Rogério Cabó

1966-1970

Moacir Bezerra Freire

1970-1972

Ademar Carneiro

1972-1976

Moacir Bezerra Freire

1976-1982

Francisco França Nogueira

1982-1988

Moacir Bezerra Freire

1988-1992

Francisco França Nogueira

1992-1996

Moacir Bezerra Freire

1997-2000

Francisco França Nogueira

2001-2004

Adelmo de Queiroz Aquino

2005-2008

Adelmo de Queiroz Alquino

2009-2012

José Iran da Silva Paulino

2013-2016

Maria Irisneile Gadelha Sousa Costa

2017-2020

José Joeni Holanda de Araújo

2021-2024

CULTURA:

Alto Santo é reconhecida como a "cidade da poesia", mas tem uma cultura bem diversificada com muitas características e tradições marcantes, elevando o nome da nossa cidade.

Temos vários tipos de artesanato, como o filé, crochê, pinturas, e em destaque o que é feito em madeira, com produção de esculturas, paisagens, símbolos nordestinos, e com temática religiosa, etc.

Outra forte influência se encontra na grande importância das festas religiosas na cidade, particularmente a festa do padroeiro da cidade, Menino Deus, que estão entre as principais festividades da cultura alto-santense, abarcando não só cerimônias religiosas, mas também danças, músicas e outras formas de entretenimento.

Atualmente temos trabalhado o Folclore no sentido de resgatar e preservar o Patrimônio Histórico Cultural imaterial, visando manter nos alto-santenses o prazer do pertencimento local, a valorizaçãodas tradições implícitas no folclore, nas celebrações religiosas e festas, como por exemplo as festas juninas que têm crescido bastante na nossa cidade, com o objetivo de promover entretenimento, cultura, arte, lazer e integração entre as quadrilhas do Vale do Jaguaribe, como também difundir, divulgar e manter vivas as tradicionais festas juninas, defendendo a cultura, a manutenção do folclore e as tradições nordestinas. As tradicionais vaquejadas e as Cavalgadas, durante o mês de junho, são também bastante frequentadas, pelos criadores de gado e público amador, pois geralmente são muito competitivas e envolve muita torcida.

Nossa cidade reúne inúmeros amantes da poesia, e poetas reconchecidos a nível municipal, estadual e nacional. A poesia está presente no cotidiano dos alto-santenses, seja nos trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas escolas, nos bancos das praças, nas canções que embalaram gerações e grandes amores.

Consideramos a terra de Utuva um celeiro de artistas, assim apresentamos alguns dos filhos ilustres de Alto Santo que, por sua vez, imortalizam as histórias de vida do seu povo. Terra de grandes poetas e poetisas, passando a ser reconhecida como a "cidade da poesia".

Bráulio Bessa:

É um poeta, cordelista, declamador e palestrante. Ficou famoso após postar vídeos na internet para resgatar a tradicional literatura de cordel. Foi desta forma que seus vídeos com declamações já ultrapassaram 250 milhões de visualizações, tendo como marcas registradas o sotaque e o inseparável chapéu. Ele também é o criador do projeto 'Nação Nordestina', que divulga a cultura do Nordeste na internet e que tem mais de um milhão de faÞs/seguidores, o que o consagrou como ativista. Por tudo isso, Braìulio ganhou a alcunha de "embaixador do Nordeste". Suas obras são: "Poesia com Rapadura"; "Poesia que Transforma"; "Recomece"; "Um Carinho na Alma";

Rita de Cássia:

É considerada "A Maior Compositora de Forró do Brasil", por ter mais de 500 composições sem parcerias, e muitas delas, gravadas por vários interpretes e bandas de sucesso em todo o Brasil. Em 2010, Rita de Cássia recebeu na Cidade de Campina Grande-PB, durante "O Maior São JoaÞo do Mundo", o "Pre^mio Jackson e Gonzaga", juntamente com os títulos de "A Maior Compositora de Forro´ do Brasil" e a música "Saga de Um Vaqueiro" como Melhor música da década.

Mari Fernandez:

Natural de Alto Santo, cantora e compositora iniciou sua carreira musical aos 7 anos cantado em escolas e igrejas da cidade. Sua primeira composição veio aos 15 anos, etapa na qual começou a focar e levar o lado da composição pra algo profissional passando a viver realmente só de música. Despontou na carreira musical aos 20 anos ficando conhecida nacionalmente com o sucesso da música ‘Não, não vou'. A cearense se tornou a primeira voz feminina a se destacar no ritmo nordestino conhecido como pisadinha, tal feito concedeu a Mari Fernandez o título de rainha da pisadinha.

DIVISÃO POLÍTICA:

Em 07 de Outubro de 1870, foi sancionada a Lei de Nº 1.345 que transformava a pequena vila de Alto Santo da Viúva em Distrito, foi um grande passo para alcançar o sonho da emancipação.

Algumas razões impediram que Alto Santo progredisse e atingisse rapidamente sua autonomia política e administrativa. As autoridades de Limoeiro do Norte tinham medo de perder uma porção considerável de seu território, equivalente a mais de 30%.

Com a insistência da comunidade, alguns líderes locais começaram a cobrar dos representantes do Distrito na Assembleia Legislativa, uma atitude enérgica a fim de sensibilizar o Governador do Estado a assinar a Lei de criação do Município de Alto Santo. Decretar essa autonomia era um dever das autoridades e um direito incansável do povo. Afinal, havia a infraestrutura necessária, além da enorme extensão territorial: 1.161 km em que se sobressaíam grandes fazendas, açudes, lagoas, enfim, um potencial econômico dos mais invejáveis. Chegou um momento, que só a interferência dos Deputados não era suficiente, foi então que uma comissão se deslocou para Fortaleza, para falar diretamente com o Governador. Os esforços valeram a pena, no dia 13 de setembro de 1957 foi sancionada a Lei N°3.814, que concedia ao Distrito de Alto Santo o direito de se transformar em município autônomo. As autoridades de Limoeiro do Norte não concordavam, tentavam impedir que tal fato fosse concretizado, queriam que a Lei fosse revogada. Por tanto a Lei N° 3.814 foi mantida e o município foi instalado oficialmente no dia 1° de junho de 1958.

Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o município é constituído de 2 distritos: Sede e Castanhão.

Pela Lei Estadual nº 6.654, de 14/10/1963, é desmembrado do município Alto Santo o distrito de Castanhão. Elevando o Distrito de Castanhão à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31/12/1963, o município de Alto Santo passa ser constituído apenas com distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 8.339, de 14/12/1965, Alto Santo adquiriu mais uma vez o território do extinto município de Castanhão.

Em divisão territorial datada de 31/12/1968, o município é constituído novamente por 2 distritos: Alto Santo e Castanhão.

Atualmente o município de Alto Santo possui oficialmente sete Distritos: Distrito Sede, Distrito Boa Fé, Distrito Baixio Grande, Distrito Bom Jesus, Distrito Batoque, Distrito Cabrito e Distrito Castanhão.

Distritos criados pelas seguintes leis:

Distrito Sede:

Lei Estadual n.º 3.814, de 13/09/1957, desmembrado de Limoeiro do Norte. Instalado em 01/06/1958. Lei que cria a sede do Município de Alto Santo.

Distrito Castanhão:

Lei Estadual Nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965, Alto Santo adquiriu o território do extinto município de Castanhão.

Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1968, consta no município de Alto Santo o distrito Castanhão.

Distrito de Baixio Grande:

Lei Municipal Nº 507/2009, de 02 de fevereiro de 2009, que cria o Distrito de Baixio Grande.

Distrito de Batoque:

Lei Municipal Nº 508/2009, de 02 de fevereiro de 2009, que cria o Distrito de Batoque.

Distrito de Boa Fé:

Lei Municipal Nº 509/2009, de 02 de fevereiro de 2009, que cria o Distrito de Boa Fé.

Distrito de Bom Jesus:

Lei Municipal Nº 510/2009, de 02 de fevereiro de 2009, que cria o Distrito de Bom Jesus.

Distrito de Cabrito:

Lei Municipal Nº 511/2009, de 02 de fevereiro de 2009, que cria o Distrito de Cabrito.

A sede do município de Alto Santo é constituída oficialmente por oito bairros, assim denominados:

Bairro Alípios,

Bairro Pão de Açúcar,

Bairro Tibolo,

Bairro Centro,

Bairro Dom Pompeu,

Bairro Jardim,

Bairro Menino Deus,

Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Criados pela Lei Municipal Nº 506/2009 de 02 de fevereiro de 2009, que cria e denomina os bairros da cidade de Alto Santo, e Lei Municipal Nº 688/2016, de 22 de dezembro de 2016, que autoriza dá nome ao bairro próximo ao Cemitério Novo de Bairro Nossa Senhora de Fátima.

GEOGRAFIA:

Municípios limítrofes:

NORTE: Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Morada Nova.

SUL: Potiretama e Iracema.

LESTE: Apodi-RN.

OESTE: Jaguaribara.

Clima:

Tropical quente semiárido com pluviometria média de 70 mm com chuvas concentradas de fevereiro a abril.

Hidrografia e recursos hídricos:

As principais fontes de água são: rio Jaguaribe e Figueiredo, Riacho Várzea Grande, Lagoas do Junco e Grande.

Relevo e solos:

As principais elevações são os serrotes no distrito de Castanhão.

Vegetação:

Composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.

ECONOMIA:

Setor primário:

• Agricultura: feijão, milho, caju, castanha de caju e algodão.

• Pecuária: é uma importante fonte de renda, com rebanhos bovinos, caprinos, suínos e avícolas.

• Apicultura

• Aquicultura

Setor secundário:

• Comércio local: Lojas de móveis, eletrônicos, perfumaria, confecção em geral, mercearias, farmácias, padarias, hortifrútis, açougues e mercadinhos em geral.

• Indústria: produção de confecção, laticínios e cerâmica.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 6 dia(s)

DIA DO MONTEIRO LOBATO E DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Este 18 de abril é mais do que especial! A Prefeitura Municipal de Alto Santo, por m [...]

#Cultura Há 7 dia(s)

Visita Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan/DF em Alto Santo

Visita Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan/DF à Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria do Meio Ambiente,

#Cultura Há 7 dia(s)

Consulta Pública Lei Aldir Blanc 2

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Integração Social realizou, CONSULTA PÚBLICA para execução da LEI ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA - LEI ALDIR BLANC 2

#Educação Há 8 dia(s)

ATENDIMENTOS DO NAPE NA EMEF CAZUZA BEZERRA E ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EMEF PROFESSORA EDITE MAIA MACHADO

Mais um dia de apoio e cuidado! O NAPE esteve ativo hoje: na EMEF Cazuza Bezerra, oferec [...]

#Educação Há 8 dia(s)

SECITEC: "Comer, comer é o melhor para poder crescer!"

"Comer, comer é o melhor para poder crescer!" A escola Maria do Socorro Cabó, desen [...]

#Educação Há 9 dia(s)

O dia 15 de abril de 2024 foi um marco para a educação inclusiva na Beira Rio!

O dia 15 de abril de 2024 foi um marco para a educação inclusiva na Beira Rio! A no [...]

#Educação Há 12 dia(s)

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia realizou o primeiro acompanhamento de gestão

O dia 11/04, foi um dia especial na EMEF Lira Maia Holanda! A Secretaria Municipal de Ed [...]

#Educação Há 12 dia(s)

IOEB 2023: ALTO SANTO É DESTAQUE NA EDUCAÇÃO

IOEB 2023: ALTO SANTO É DESTAQUE NA EDUCAÇÃO O IOEB é formado a partir da relação de [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito